
Estádio de histórias, de final de copa do mundo, mundial de clubes, libertadores, brasileiros e cariocas. Onde Pelé fez o milésimo gol e viu Zico jogar o melhor de seu futebol.
Estive lá para assistir ao segundo jogo da final do Carioca 2007. Flamengo e Botafogo.
Na frente do estádio uma faixa com os seguintes dizeres: "Ricardo Teixeira reconhece: Maracanã o melhor estádio do Brasil."
No Brasil não é muito difícil avaliar qual o melhor estádio, pois 90% deles estão em péssimas condições ou em condições apenas regulares. Assim sobram poucos estádios para a eleição do melhor. Nessa lista, tem três estádios:
- Morumbi - SP
- Kyocera Arena - PR
- Maracanã - RJ
O Maracanã após a reforma que o preparou para o Pan, está mais bonito e organizado. Foram postas cadeiras no lugar da antiga geral, o que diminuiu ainda mais a capacidade do outrora maior estádio do mundo. Domingo havia 65 mil pessoas, e visualmente não havia muitos espaços vazios, assim a capacidade do estádio reduziu sensivelmente.
Os acessos ao estádios são eficientes. Para a arquibancada havia filas inaceitáveis, porém para as cadeiras inferiores não havia espera para entrada ao estádio.
A entrada é divida entre os dois times, porém já dentro do estádio é comum encontrar torcedores do time rival. Isso pode ser um ponto positivo, porém pode trazer problemas como brigas. Falta sinalização para a indicação de qual setor você comprou o ingresso.
Na parte do assento o estatuto do torcedor não está sendo respeitado, pois o seu assento nem sequer tem indicação na cadeira, assim quem chega primeiro leva.
Com a reforma, o campo foi rebaixado, assim a visão da cadeira inferior melhorou bastante, facilitando bastante a vida do torcedor. O ponto negativo é que a diferença da altura da cadeira da frente é pequena, assim pessoas com baixa estatura não conseguem visualizar completamente o campo, causando o famoso "senta!". As cadeiras são de material de boa qualidade, pois resistiram a pontapés de alguns torcedores sem educação do Flamengo.
Mesmo com a reformo, os placares eletrônicos do Maracanã continuam os mesmos, e claramente mostram que já deveriam ter sido trocados.
Os corredores são amplos, e facilitam a entrada e saída de torcedores, assim principalmente a saída de torcedores é rápida.
Por ser um estádio que não pertence a nenhum clube, falta a exploração comercial do espaço. Assim não se vê lojas, restaurantes e praça de alimentação, apenas bares.
Os sanitários são eficientes e limpos assim como as dependências em geral.
O acesso ao estádio é bom, há linha de metrô que para na frente do estádio, além de linhas de ônibus e largas avenidas. Há poucas vagas de estacionamento.
Analisando o estádio, ele está pronto para o Pan, mas muito longe da copa de 2014. É necessário pensar o quanto vale investir no estádio para adaptá-lo a copa, ou se é válido investir em outro estádio, que pode ser utilizado pelo Flamengo por exemplo.
A história é um fator que não pode deixar de ser considerado, porém as exigências de uma copa podem sepultar o sonho de mais uma final no maior estádio do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário