segunda-feira, 21 de maio de 2007

Jogos Eletrônicos e o Esporte

Não é de hoje que a indústria dos jogos eletônicos utilizam os esportes como inspiração na criação de games. Desde o boxe do Atari até hoje, foram criados milhares de jogos da maioria dos esportes.

Com o avanço da indústria, o que era apenas diversão está se tornando um importante canal de marketing, recebendo altas quantias de investimento.

No Brasil, apenas o futebol se benificia diretamente dessa indústria. Vale uma ressalva sobre o tênis, que na época do Guga, fazia sucesso por aqui.

No campo do futebol dois jogos atraem os maiores patrocinadores. Fifa 2007, da Eletronic Arts e Pro Evolution Soccer 2007 (Winning Eleven), da Konami.


O primeiro se benificia de ser o único jogo licenciado pela Fifa, e o que possui o maior número de licenças de ligas, principalmente européias. É criticado pelo jogo em si, fator importante para os jogadores.

O PES, de acordo a opinião generalizada, oferece a melhor jogabilidade, porém não explora como o rival as oportunidades de negócio do jogo, assim é um pouco menos comercial.

Os clubes brasileiros, como em muitos outros mercados, não consegue explorar em sua magnitude as oportunidades desse mercado.

São poucas as versões que incluem clubes brasileiros, e não existe um jogo que ofereça a oportunidade de se jogar um campeonato brasileiro completo.


Nos jogos “manager”, a maioria do material dos clubes é proporcionado pelos próprios jogadores que personalizam o seu jogo, com escudos e bandeiras.

Desafio

Como oficializar isso tudo? Como faturar com jogos eletrônicos e expor a sua marca para um grande mercado consumidor?

Nenhum comentário: