terça-feira, 29 de maio de 2007

E a Arena é a indicada para a Copa 2014

O maior evento da história de nosso país, a ser sediado em 2014, já movimenta as entidades que lidam com o futebol no Brasil.

É a Copa do Mundo, que, se não ocorrer nenhuma reviravolta, será mesmo no Brasil.

No Paraná, havia uma grande briga para qual estádio seria a indicação de sede (não quer dizer que efetivamente o será, concorrerá com os demais estados). A Kyocera Arena foi a escolhida pelo governo do estado.

Concorreu com o projeto em conjunto da Federação Paranaense de Futebol, Coritiba e Paraná Clube, que desejavam contruir um estádio no lugar do atual Pinheirão.

Ambos os estádios são projetos, pois a Kyocera Arena ainda não está terminada, e atualmente não cumpre com os requisitos do caderno de encargos da FIFA. Porém o projeto atleticano demonstrou ser mais viável, não por que pretende-se fazer, pois não foi apresentado nada de como será terminado o estádio e nem valores, porém o que ajudou o estádio da baixada foi exatamente o seu concorrente.

O "Novo Pinheirão" estava orçado em mais de R$ 600 milhões contra R$ 50 milhões da reforma do Beira-Rio. Ao mesmo tempo que é dificil achar investidores dispostos a investir mais de meio milhão em um estádio de uma sede secundária no Brasil, é muita ingenuidade que o Inter necessite de apenas 50 milhões para adequar o Beira-Rio ao caderno de encargos da FIFA.

Assim será a tônica da Copa do Mundo no Brasil, cada um mentindo e escondendo dados para que consiga ser escolhida como sede, depois a situação se resolve. Igual ao panamericano do rio. Quanto já foi gasto no "Engenhão"?

A Kyocera é o estádio mais moderno do Brasil, mais ainda falta muito para que seja um estádio completo.

Em tempo, o presidente do Coritiba, Giovani Gionédis, afirmou que não desistirá do novo estádio. Não é um sonho, é necessário que os clubes brasileiros reformem as suas praças, não apenas para a Copa, mas sim para a sua sobrevivência no cenário esportivo.

Há muito trabalho administrativo pela frente, é necessário muito planejamento para sediar a competição. E sem comparação com o Panamericano, que é uma competição marginal no calendário esportivo mundial, onde é enviada a quarta equipe americana para a disputa.

Nenhum comentário: