sexta-feira, 11 de abril de 2008

Internacional fará perfil de seus sócios

THALES CALIPO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

Às vésperas do início dos trabalhos focados nas comemorações do seu centenário, que será no próximo ano, o Internacional terá como grande prioridade os seus associados. Além de buscar atingir a marca de 100 mil sócios até o aniversário de 100 anos, o clube também trabalha para conhecer melhor esse público.

Para isso, o clube já trabalha para a implantação de um Consumer-Response Marketing (CRM), ou Resposta de Consumo de Mercado, em uma tradução livre. A idéia é usar essa ferramenta, importada do mercado corporativo, para se aproximar dos seus sócios, descobrindo suas preferências e, de base dessas informações, direcionar melhor os trabalhos.

"Nós queremos medir o comportamento desse sócio, descobrindo quanto ele gasta durante um jogo, por qual portão ele entra, quais produtos eles prefere comprar. Com isso, podemos oferecer uma série de novos serviços", explica Jorge Avancini, vice-presidente de marketing do Inter.

O novo sistema, que deve estar disponível a partir do segundo semestre, será "acoplado" às carteirinhas dos próprios associados. No produto, já foi instalado um chip que permitirá a leitura de todas as informações relacionadas ao consumo do sócio.

"Nós fizemos uma pesquisa com os sócios perguntando quais prêmios eles gostariam de ganhar. Mais de 90% afirmaram que gostariam de prêmios vivenciais com o clube, como uma foto com o ídolo, camisa autografada ou viagem com o time. A minoria escolheu carro, moto, ou outras coisas", exemplifica o vice de marketing do Inter.

Essa medida, também, apoiará outra ação que será criada para atender à demanda. Depois de chegar à marca de 42 mil sócios, em 2006, com um plano que fornecia ingressos dos jogos ao associado, o clube encerrou essa modalidade de associação, mas precisa trabalhar de uma forma a garantir entradas aos outros torcedores.

Dessa forma, o Inter estuda um modelo em que o torcedor que tem direito ao ingresso, mas não pretende usá-lo em determinado jogo, possa ceder a entrada a outra pessoa, prática comum em clubes como o Barcelona, por exemplo.

"Será um modelo de compensação, como um sistema de milhagem. O torcedor terá um crédito, dependendo do campeonato, que poderá ser usado em toda a nossa rede de lojas franqueadas", diz Avancini.

Essas são algumas novidades que devem ser apresentadas nesta sexta-feira, durante o jantar comemorativo dos 99 anos do clube. Outros detalhes do projeto "Centenário para todos", que terá duração de dois anos, além da campanha "Indique sua paixão", para mobilizar os atuais sócios a convidar amigos a se juntar ao quadro associativo, serão alguns dos temas abordados.

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