domingo, 30 de setembro de 2007

Atlético apresenta projeto para a Copa


Nesse sábado o Atlético Paranaense apresentou o seu estádio para a Copa do Mundo de 2014.

Com um evento para a imprensa, o clube mostrou o seu projeto de término e reforma da atual estrutura, visando a Copa e também ao término do projeto que começou em 1997.

O projeto está orçado em US$ 30 milhões e não foi definido como o Atlético conseguirá dinheiro para a obra. Segundo o seu presidente, atualmente o Atlético não dispõem dessa quantia.

O estádio foi projetado para 41 mil lugares e será moderno e pronto para receber a Copa.

Dentro de todos os projetos para a Copa, a Baixada continua sendo o mais viável. Está situado numa cidade com um crescimento alto de renda, com indicadores sociais compatíveis com a modernidade do estádio. A capacidade do estádio também vai atender bem a demanda após a Copa.

Outros projetos estão com problemas nas questões de manutenção das estruturas após a Copa, seja nos custos de constução, ou como no seu aproveitamento depois de terminada a competição.

Um caso tipico é do novo estádio do Botafogo, o Engenhão. Pelo custo do estádio, o valor de aluguel que o Botafogo paga, seriam necessários alguns milhares de anos para que o projeto se pagasse com esse aluguel. Ou seja, um projeto que se fosse feito pela iniciativa privada, nunca na realidade seria feito, pois não traz nenhum retorno. O problema que esse estádio foi construído com o nosso dinheiro, dinheiro que foi pago através dos nossos impostos e investido nesse estádio, que foi repassado ao Botafogo (entidade privada). Eu como brasileiro sou totalente contra a esse repasse.

Para a Copa, prcisamos ficar muito atentos para esse mau uso do dinheiro público.

Para o financiamento desses inúmeros projetos, é necessário financiamento privado para essas contruções, um grande desafio pela frente.

Nenhum comentário: